Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Morris Albert – After we’ve left each other “Compacto duplo” (Beverly/Charger Records – 1974).

Morris 2
              Download aqui

Link atualizado em 04/04/15

      Nos anos 70 houve um fenômeno no Brasil: Cantores e grupos brasileiros que faziam sucesso cantando em inglês. A grande maioria desses músicos surgiram pela necessidade de se suprir a falta do licenciamento dos fonogramas internacionais para as trilhas sonoras de novelas. Muitos desses músicos terminaram a carreira no ostracismo por serem mais tarde “desmascarados” e provocar no público um sentimento de rejeição, o mesmo público que antes os adorava sem a menor idéia de que esses sucessos “internacionais” na realidade eram mesmo “Made in Brazil”. Mas, existem pelo menos dois exemplos de músicos brasileiros que seguraram a onda do sucesso cantando em inglês e que desde o início não esconderam do  público que eram brasileiros: O grupo PHOLHAS e o cantor e compositor MORRIS ALBERT… e é exatamente para MORRIS ALBERT que o Blog Cultura Cabesound abre seu espaço agora.
     Mauricio Alberto Kaiserman nasceu em São Paulo, em 07 de setembro de 1951. Nos anos 60 foi integrante de um grupo musical chamado The Hangmen, que chegou a ter 1 LP homônimo lançado e possuia entre suas faixas uma composição do jovem Mauricio: Você me deixou. No ínício da década de 70 decidiu passar a compor e interpretar canções em inglês e montou a produtora independente Charger Records. Em 1972 Maurício é contratado pelo selo Beverly, na época já pertencente a Som Indústria e Comércio (Copacabana Discos) e que desde então passou a ter os direitos de licenciamento da Charger Records. Por imposição da Beverly, Maurício adota o nome artístico Morris Albert e lança ainda naquele ano seu primeiro compacto: The Throat. Seguiram-se outros compactos de pouca repercussão até que, em 1973 é lançado o compacto que tornaria Morris Albert sucesso não apenas no Brasil, mas também sucesso universal a partir do ano seguinte: Feelings. A canção ganhou repercussão a partir de sua inclusão na trilha sonora internacional da novela global Corrida do Ouro e se tornou um hit obrigatório em rádio e TV vendendo cerca de 300.000 cópias. No exterior se tornou um fenômeno de vendas, merecendo no decorrer do tempo cerca de 100 regravações de vários astros da música internacional como Frank Sinatra, Dionne Warwick e Johnny Mathis, tornando-se uma das 100 canções mais conhecidas de todos os tempos.
    O sucesso estrondoso de FEELINGS puxa em 1974 o lançamento mundial do LP AFTER WE’VE LEFT EACH OTHER. FEELINGS ganhou também uma versão em espanhol intitulada SENTIMIENTOS. Lançada no México, SENTIMIENTOS vendeu 25.000 cópias apenas em sua tiragem inicial e mereceu o disco de ouro naquele país.
     Nos anos seguintes, Morris Albert lançou outros hits, como por exemplo SHE’S MY GIRL, LEAVE ME, CONVERSATION e GONNA LOVE YOU MORE (regravada inclusive por George Benson), mas nenhuma dessas canções repetiram o feito de FEELINGS, que ainda em 1976 lhe valeram 4 indicações ao Grammy.
     Em 1988 a Suprema Corte da Califórnia (EUA) declarou oficialmente FEELINGS como plágio de uma canção francesa composta por Lou Lou Gasté e gravada pelo cantor Line Renaud em 1956 com o título “Pour Toi”, fato esse que nunca chegou a tirar o mérito daquele que tornou a canção mundialmente conhecida: Morris Albert.
      Instrumentista, produziu mais de 100 temas para séries de TV e comerciais. Vendeu mais de 150 milhões de discos no mundo todo. Atualmente reside na Itália e continua se apresentando ao vivo e gravando.
     O Blog Cultura Cabesound apresenta o compacto duplo (primeira postagem do formato no Blog) retirado do LP AFTER WE’VE LEFT EACH OTHER. FEELINGS não poderia ficar de fora, mas as outras 3 canções contidas no compacto, todas compostas por Morris Albert, também tem seus méritos musicais. Esse é mais um presente que ofereço à vc, que me dá a satisfação de seu prestígio!!!

Músicas
Lado 1:
01- Feelings
02- Come to my life

Lado 2:
01- Sweet loving man
02- Falling tears

Songs composed by: Morris Albert

3 comentários:

  1. É uma lástima eu nunca ter encontrado a letra da música "Come to my life". A letra que tem nos sites é uma letra de outra música com o nome desta, mas completamente outra! Linda música até onde eu pude traduzir, mas ficaria imensamente grata se alguém publicasse a letra correta!

    Obrigada por este site e pela disposicao que vc torna possivel a todos que navegam por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Amigo no blog/site Arquivos Tio Sam (http://www.arquivostiosam.blogspot.com) você encontra a discografia completa de Morris Albert, Lp´s e compactos com todos os dados e links.

    ResponderExcluir
  3. Encontra sim a discografia do Morris Albert e de muitos outros, mas esta letra está errada em TODOS OS SITES DA INTERNET. Não sei se de propósito ou se foi um erro grotesco, mas o fato é que em vez da letra de "Come to my life" descobri que está a letra de "Memories". Eu queria é encontrar a letra CORRETA, não a letra de outra música... Alguém se habilita a me ajudar??? Já procurei com lupa na net mas nada encontrei...

    ResponderExcluir