Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os Grandes Sucessos de Angela Maria (RCA Camdem - 1967)



                        Download aqui

Link reativado em 28/03/2015

Apresento para os amigos do blog mais uma pérola fonográfica: OS GRANDES SUCESSOS DE ANGELA MARIA.
Abelim Maria da Cunha nasceu em Conceição de Macabu, distrito de Macaé, RJ em 13/5/1928,  filha do reverendo Albertino Coutinho da Cunha. Começou a cantar ainda adolescente no coro da Igreja Batista do bairro carioca do Estácio, onde seu pai era o pastor. Aos 20 anos saiu de casa para cantar no Dancing Avenida, onde foi descoberta pelos compositores Erasmo Silva e Jaime Moreira, que levaram-na a iniciar  carreira profissional na rádio Mayrink Veiga e em vários programas radiofônicos com o pseudônimo de Angela Maria, para que a família não descobrisse. Foi contratada pela RCA em 1951, onde conseguiu sucesso popular já no segundo 78 RPM lançado no mesmo ano com as músicas SABES MENTIR / NÃO TENHO VOCÊ. No ano seguinte lança as músicas ETERNO AMARGOR, DESEJO e SEM MÁGOAS NO MEU CORAÇÃO, entre outros sucessos. Em 1953 lança o 78 RPM com NEM EU / SÓ VIVES PRÁ LUA, que foi seu último disco antes da transferência para a COPACABANA DISCOS. No início dos anos 60 retorna à RCA, por onde lança em 1962 BEIJO ROUBADO e A LUA É CAMARADA, além do LP ANGELA MARIA CANTA PARA O MUNDO, que contém as músicas O ARLEQUIM DE TOLEDO, AI MOURARIA, TABU (de Ernesto Lecuona, mesmo autor do clássico Babalú) e FOI DEUS.
Todas essas gravações estão incluídas nessa coletânea lançada em 1967 em suas gravações originais. Uma verdadeira jóia rara dessa grande intérprete da música brasileira!!!


Músicas:

Lado 1

01- Meu ex-amor (Adelino Moreira)
02- Sabes mentir (Othon Russo)
03- O Arlequim de Toledo "L'Arlequim de Tolede" (H.Giraud / fernando Barreto)
04- A lua é camarada (A. Cavalcanti / Klecius Caldas)
05- Ai Mouraria (F.Valerio)
06- Tabu (Ernesto Lecuona)
07- Beijo roubado (Adelino Moreira)

Lado 2

01- Foi Deus (Alberto Janes)
02- Não tenho você (Paulo Marques / Ary Monteiro)
03- Nem eu (Dorival Caymmi)
04- Eterno amargor (Othon Russo / Paulo Marques)
05- Só vives prá lua (Ricardo Galeno / Othon Russo)
06- Desejo (Othon Russo / Paulo Marques)
07- Sem mágoas no meu coração (José Nunes)


Um comentário:

  1. Admiro, muitíssimo, músicas como O Arlequim de Toledo "L'Arlequim de Tolede" (H.Giraud / Fernando Barreto, Ai Mouraria (F.Valerio),Foi Deus (Alberto Janes, Beijo roubado (Adelino Moreira), Tabu (Ernesto Lecuona)

    Não devemos desfrutá-las como se fosse "revivendo", abomino essa expressão nesse contexto. Para mim elas são atuais, eternas.
    Não privilegio nenhuma classe de pessoas em estética, como o faz, erroneamente, os media, que não divulgam Ângela Maria e outro cantores de canções, baladas e boleros; não me coloco à margem. Se eu tiver que privilegiar alguém que seja eu e meu grupo, em um retorno a um Estado Festivo com as cores douradas do Império Romano, onde a minha música e o estilo jônico e o barroco são a "moda".

    ResponderExcluir