Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Maria Creuza (RGE – 1977)

MC4


              Download aqui

Link atualizado em 31/03/15

     Uma das cantoras preferidas de Vinícius de Morais e uma das mais belas vozes da MPB, Maria Creuza ganha também seu espaço aquí no Blog, já que também sou um de seus admiradores.
     Maria Creuza Silva Lima nasceu em Esplanada (BA) em 26 de fevereiro de 1944. Muda-se com a família para Salvador aos 2 anos de idade. Na adolescencia foi crooner de um grupo musical chamado ‘Es Girls, o que lhe valeu convite para se apresentar em programas de rádio e chegou a gravar algumas músicas em inglês por uma gravadora local. Durante 4 anos apresentou o programa  “Encontro com Maria Creuza”, na TV ITAPOAN. Nesse mesmo período conhece Antonio Carlos Pinto, que viria a ser seu futuro esposo e que  mais tarde formaria uma dupla de grande sucesso com Jocafi. Em 1966 ela se apresenta no festival “O Brasil Canta”, da TV Excelsior, cantando “Se não houvesse Maria”, de Antonio Carlos. No ano seguinte defende “Festa no Terreiro de Alaketu” (também de Antonio Carlos) no III Festival de MPB, da TV RECORD, o que lhe valeu o convite da Odeon para gravar seu primeiro compacto de carreira, com as músicas “Festa no terreiro de Alaketu” e “Abolição”, ambas composições de Antonio Carlos. Em 1969 ganha o prêmio de melhor intérprete e o 3º lugar no Festival Universitário da Canção Popular (TV GLOBO) com a canção “Mirante”, de Aldir Blanc e Cesar Costa Filho e defende também a canção “Catendê”, de Antônio Carlos e Jocafi, no V Festival da MPB (TV RECORD). Em 1970, interpreta “O cantador”, de Dori Caymmi e Nelson Motta no Festival da Canção. Nesse mesmo ano, o convite de Vinicius de Morais para participar de uma série de shows em Punta Del Leste - Uruguai, acompanhados de Dorival Caymmi, e Mar Del Plata – Argentina, acompanhados de Toquinho, marca a grande virada na carreira de Maria Creuza. Os shows da Argentina valeram a gravação do LP “VINICIUS EN LA FUSA CON MARIA CREUZA E TOQUINHO”, que foi considerado um dos melhores LP’s de MPB gravados ao vivo, continha  entre outras canções “Lamento no morro”, “Garota de Ipanema”, “Tomara”  e “Canto de Ossanha”. No ano seguinte também na Argentina, Maria Creuza grava e lança aquele que é considerado o melhor LP de sua carreira: “YO…MARIA CREUZA”, que continha entre outras canções “Mas que nada”, “Dindi”, “Das rosas”, “O cantador”, “Maria vai com as outras”, “Marina”, “Chove lá fora” e “Corcovado”.
     Esse disco que apresento aos amigos do Blog foi lançado em 1977 pela RGE  e é exatamente esse apanhado de músicas dos LP’s “VINICIUS EN LA FUSA CON MARIA CREUZA E TOQUINHO” e “YO… MARIA CREUZA”. Um deleite!!!

Músicas:
Lado 1
01- Maria vai com as outras (Vinicius – Toquinho)
02- Dindi (Antonio Carlos Jobim – Aloisio de Oliveira)
03- Mas que nada (Jorge Ben)
04- O cantador (Dori Caymmi – Nelson Motta)
05- Chove lá fora (Tito Madi)
06- Lamento no morro (Jobim – Vinicius)

Lado 2
01- Marina (Dorival Caymmi)
02- …das rosas (Dorival Caymmi)
03- Corcovado (Antonio Carlos Jobim)
04- Tomara (Vinicius de Morais)
05- Garota de Ipanema (Jobim – Vinicius)
06 – Canto de Ossanha (Baden Powel – Vinicius de Morais)


Um comentário:

  1. Deixe-me contar-lhe uma história muito breve, mas com grande sentimento de ter conhecido Maria Creuza, isto numa viagem por tão poucos dias, numa passagem à Ilha da Madeira, e foi numa actuação do Grupo Folclórico onde eu estava inserido, isto no Hotel Raga, no Funchal que reconheci esta Senhora, e da qual guardo o meu boné com o sua autógrafo. Julgo há uns 40 anos aproximadamente, mas fiquei com a noção vaga de ser uma pessoa extremamente afável e sem aquelas tais manias dos estrelados. E dizer-lhe também que tenho esse grande "monstro" o tal disco LP “VINICIUS EN LA FUSA CON MARIA CREUZA E TOQUINHO”. Uma Obra prima.
    Por fim agradecer-lhe por mais este trabalho absolutamente notável seja do seu Blog, bem como desta grade Senhora.

    Saudações musicólogas.

    Funchal / Madeira - Portugal

    JMabreu

    ResponderExcluir