Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

The Playing's (RGE - 1958)


         Download aqui

     Fiz questão de que a última postagem de 2015 aqui do Blog CULTURA CABESOUND fosse de um disco bem raro e especial. Por isso escolhi esse THE PLAYING'S, lançado pela RGE em 1958.
     O grande sucesso do disco foi, sem sombra de dúvidas, LOVE ME FOREVER, que inclusive fez parte, dezoito anos após o lançamento, da trilha sonora internacional da novela global ESTÚPIDO CUPIDO. O lançamento da canção, primeiramente em um 78 RPM, fez com que o grande público pensasse se tratar de um novo grupo internacional. Mas, o próprio texto da contra-capa deste LP tratava de desvendar, sem nenhum pudor, a verdadeira identidade dos THE PLAYING'S. Esse texto eu reproduzo aqui agora:
     "Eis aqui um long-playing em grande moda neste trepidante ano de 1958, que está correndo em compasso musical de 2/4.
     Os rítmos quentes do calipso, do mambo, da rumba e do chá-chá-chá, manipulados pelos americanos do norte, com uma substancial porção de rock, dão-nos essa mistura de ritmos que positivamente não se pode definir. Acontece que o público adora esse coquetel de ritmos, principalmente o público jovem para quem certamente o disco é dirigido. E é exatamente esse público jovem que tem feito em todas as partes do mundo o sucesso da música popular do momento.
     O estrondoso sucesso nacional de LOVE ME FOREVER (um autêntico campeão dos hits parades americanos), contribuiram sem dúvida a magnífica interpretação dos THE PLAYING'S e a beleza da música.
    Antes de revelarmos quem são os PLAYING'S, vamos analisar algumas faixas deste LP. Como podem observar, em certas faixas encontramos um destaque maior das vozes femininas e em outras, são as vozes masculinas que se destacam. Os arranjos e a responsabilidade  das gravações couberam ao competente maestro SIMONETTI.
     Destacamos dois trabalhos de SIMONETTI neste long-playing, afora o LOVE ME FOREVER: Queremos nos referir ao CALIPSO ITALIANO que abre o lado A do disco e WITH ALL MY HEART. Principalmente neste último, a música toda trabalhada em contra-ponto, seguida igualmente de um rítmo absolutamente novo em que se ouve apenas um pandeiro, a bateria, o piano e o contra-baixo e a marcação das claves, o restante é efeito vocal. Fica assim patenteada a fabulosa capacidade de improvisação do artista brasileiro. Grava-se no Brasil música americana tão bem como nos Estados Unidos.
     E agora a revelação aguardada: Os PLAYING'S são artistas nacionais! Muitos discófilos já haviam descoberto algumas vozes, a maioria entretanto estava certa de que se tratava realmente de um conjunto americano.
     Pois bem, aqui vão os nomes dos PLAYING'S:
     O conjunto vocal masculino é composto desses fabulosos TITULARES DO RÍTMO. Em LOVE ME FOREVER, DIANA, MAYBE e TAMMY o coral feminino está a cargo de NILZA MIRANDA, WILMA CAMARGO  e CLÉLIA SIMONE. Nas faixas restantes cantam as IRMÃS GRANDILONE (WILMA, HAYDÉE e POLY).
     Tudo nacional, tudo verde e amarelo, tudo made in brazil."
     Futuramente estarei postando aqui no Blog uma biografia dos TITULARES DO RÍTMO, um dos maiores grupos vocais brasileiros de todos os tempos, composto apenas por vocalistas cegos. Por hoje, curtam esse ótimo presente de final de ano que o Blog CULTURA CABESOUND preparou para vocês, queridos amigos que sempre me dão a honra do seu prestígio. E, um feliz 2016 para todos!!!

Músicas

Lado 1:

01- CALIPSO ITALIANO (L.Monte - W. Merrell)
02- WITH ALL MY HEART (Marcucci - De Angelis)
03- BANANA SPLIT (Neal Heft - Steve Allen)
04- YOU SEND ME (L. C. Cook)
05- PLAYTHING (Samuel & Henry Underwood)
06- MAYBE (Casey - Goldner)  Solista: Nilza Miranda

Lado 2:

01- LOVE ME FOREVER (Guthrie - Lynes)
02- LOLLIPOP (Beverly Ross - Julius Kixon)
03- JO-ANN (John & Jones Cunningham)
04- I DO, I DO (Kaye - Laffos)
05- DIANA (Paul Anka)
06- TAMMY (Jay Livingston - Ray Evans).
    
    
      

2 comentários:

  1. Fernando Gregório1 de janeiro de 2016 09:43

    Sr. Alcino. Bom dia. Caro amigo. Você, também, faz a diferença, escreve bonito, desde os comentários no link da Selma Reis. Dá gosto visitar sempre, como o amigo do blog T.M. Excelente. Muitas felicidades no Ano Novo. Fernando Gregório - Belém, Pará

    ResponderExcluir
  2. Os amantes da músicas saboreiam o seu blog. eu sou um deles. Obrigado pelas belas postagens.

    ResponderExcluir