Páginas

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

The Pop's - Na base do iê, iê, iê (Equipe - 1966)


          Download aqui

     Mais um grande sucesso musical dos anos 60 tem seu espaço aqui no Blog CULTURA CABESOUND: THE POP'S.

      O grupo foi formado em 1963 por 3 estudantes da Escola Técnica Federal Celso Sucow da Fonseca, no bairro do Maracanã. Eram eles: Os irmãos Silvio e José Henrique Parada e Alípio F. Filho, o Pippo. Após vários encontros no pátio da escola para conversar sobre música e tocar violão, compraram novos instrumentos musicais e iniciaram carreira como um trio, com Silvio no baixo, Parada na bateria e Pippo na guitarra base. O nome do grupo surgiu por sugestão de um professor de inglês, como uma abreviatura para "Populares" e por ser um nome de fácil memorização. O trio THE POP'S se torna um quarteto, com a entrada de Waldemiro, o Mirinho, na guitarra solo. Com esta formação gravam um compacto pela RCA VICTOR, ainda em 1963.
     No ano seguinte, Mirinho deixa o grupo. Em seu lugar entra João Augusto Cesar, o J. Cesar, considerado a época "um dos mais perfeitos solistas de guitarra do Rio de Janeiro". Em uma apresentação no programa de José Messias na TV Continental, foram observados por Flávio Cavalcanti, que os convidou para participar também de seu programa, com o seguinte desafio: Tocar um pout-pourri instrumental de clássicos da música popular brasileira. O desafio foi aceito e a apresentação foi um grande sucesso.
     Em 1965, já contratados pela gravadora Equipe, lançam mais um compacto e se tornam o grupo dos acompanhamentos musicais do programa Tevêfone, apresentado por Mario Luiz, na TV Globo do RJ. Até então, THE POP'S não era considerado um grupo somente instrumental. Mas, o próprio Mario Luiz fez questão de explorar ainda mais o talento instrumental do grupo, considerando que cantando eles não eram tão bons, mas tocando eram afinados e harmoniosos. 
     O grande desafio era fazer de THE POP'S um sucesso musical apenas tocando, o que veio a se confirmar com o lançamento, em 1966, do primeiro LP, intitulado NA BASE DO IÊ IÊ IÊ, que ainda continha duas canções cantadas: SOLIDÃO e INSPIRAÇÃO, ambas de autoria de J. Cesar, mas que fez sucesso mesmo com as faixas instrumentais. Pout-Pourris de clássicos da MPB e de canções infantis se tornaram uma marca registrada do grupo desde então. Com o sucesso, THE POP'S passou a ser um dos grupos mais requisitados para shows e programas de rádio e TV, como por exemplo o JOVEM GUARDA, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, na TV RECORD. O baterista Parada, com sua longa cabeleira se torna também um dos grandes atrativos para as fãs em cada apresentação do grupo. No fim do mesmo ano lançam outro grande sucesso: Um compacto duplo com temas natalinos, músicas de aniversário e uma belíssima versão instrumental de Ave Maria.
     Ainda com esta formação, lançam mais um LP de sucesso no ano seguinte. No início de 1968, J. Cesar deixa o grupo e dá lugar à Euclides Francisco de Paula Filho, o Euclides, que fez parte do conjunto Luizinho e Seus Dinamites. Mas esse é um capítulo que postarei em breve.
     NA BASE DO IÊ, IÊ, IÊ é o disco que apresento agora aqui no Blog. Os temas instrumentais que seriam a grande marca registrada do grupo THE POP'S,  que fizeram do grupo uma referência para tantos outros grupos instrumentais surgidos na década de 60, já estão em evidência nesse disco, executados com categoria ímpar. Para os amantes da boa música instrumental, está aqui mais um maravilhoso presente, oferecido pelo Blog CULTURA CABESOUND!

Dados do disco

Realização: Oswaldo Cadaxo
Coordenação: Toni Westane
Gravação: Stúdio CBS
Técnico: Eugênio P. de Carvalho
Corte da matriz: Laboratório Riosom
Técnico de som: T. Oliveira
Capa-Lay out: Mauricio

Músicas

Lado 1:

01- SELEÇÃO IÊ, IÊ, IÊ - EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA (L. Babo - F. Matoso) / MARIA (Ary Barroso - Luiz Peixoto) / LINDA FLOR (Luiz Peixoto - Henrique Vogeler) / SAUDADES DA BAHIA (Dorival Caymmi) / AI QUE SAUDADES DA AMÉLIA (Ataulfo Alves - Mario Lago) / CASINHA PEQUENINA (Folclore) / AS PASTORINHAS (João de Barro - Noel Rosa)
02- SOLIDÃO (J. Cesar)
03- ATRAVESSANDO "RIO WERSEY" (Jany Madson)
04- QUERO QUE VÁ TUDO PRO INFERNO (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
05- TE ESPERAREI (Ricky Gianco - Pieretti)
06- MEU SONHO (J. Cesar)

Lado 2:

01- HIT POPS (J. Cesar)
02- I NEED YOU (George Harrison)
03- CIRANDA IÊ, IÊ, IÊ - RODA PIÃO (Folclore) / TEREZINHA DE JESUS (Folclore) / CIRANDA CIRANDINHA (Folclore) / O CRAVO BRIGOU COM A ROSA (Folclore) / EU SOU POBRE, POBRE, POBRE (Folclore)
04- INSPIRAÇÃO (J. Cesar)
05- I'VE GOT SAND IN MY SHOES (Resnick - Young)
06- TROVOADA (J. Cesar)

2 comentários:

  1. jose mauricio - MACEIO - AL. ALCINO voce acertou na mosca ao publicar este post do the pops o solo de guitarra e algo de outro mundo nao tem pra ninguem . parabens. abracao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo José Mauricio, são comentários como o seu que me animam cada vez mais a manter essa página. Muito obrigado!

      Excluir