Páginas

sábado, 5 de setembro de 2015

A Turma da Pilantragem - O som da Pilantragem (CBD/Polydor - 1968)


          Download aqui

     No final dos anos 60, a Jovem Guarda estava em evidência no Brasil, com músicas ocupando os primeiros lugares das paradas de sucesso principalmente com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Mas Wilson Simonal, com suas gravações swingadas, em um gênero musical logo batizado de Pilantragem, "rivalizava" com a JG em matéria de sucesso nas paradas, vendas de discos, festas dançantes e bailes. Nomes como Carlos Imperial, Antonio Adolfo e Nonato Buzar também encabeçavam esse movimento, com novas composições e arranjos ultra dançantes e irreverentes para antigos clássicos da MPB. Nonato Buzar foi quem tirou do papel a idéia de formar A TURMA DA PILANTRAGEM. E, é este grande sucesso que ocupa nesse momento espaço aqui no Blog CULTURA CABESOUND.

    A pequena biografia a seguir foi retirada do DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA:
     "Atuou no cenário artístico em 1968 e 1969. Foi idealizado e produzido por Nonato Buzar que, a partir de arranjos dançantes, especialmente swingados, pretendia divulgar para o público jovem os clássicos da música popular brasileira, como "Primavera" (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), grande sucesso do grupo.
     Em 1968, gravou o primeiro LP, "A Turma da Pilantragem", com a participação de Pedrinho Rodrigues, Cassiano, Edinho Trindade, Amaro, Camarão, Alda Regina, Nelsinho da Mangueira, Rui Felipe e Regininha.
    Em 1969, teve sua formação alterada, com a saída de Pedrinho Rodrigues, Cassiano, Amaro, Alda Regina, Nelsinho da Mangueira e Rui Felipe, e a incorporação de Zé Roberto Bertrami (piano), Alexandre Malheiros (baixo), Vitor Manga (bateria), Fredera (guitarra), Márcio Montarroyos (trompete), Ion (sax), Raul de Souza (trombone), Tartaruguinha (percussão), Dorinha Tapajós (vocal) e Málu Ballona (vocal), que se juntaram a Edinho Trindade (vocal), Camarão (vocal) e Regininha (vocal), sua formação definitiva. Nesse mesmo ano, lançou os LPs "A Turma da Pilantragem" e "A Turma da Pilantragem Internacional". Apresentou-se em vários programas de televisão e em shows por diversas cidades brasileiras.
     Em 1970, o grupo se dissolveu, e as três cantoras (Regininha, Dorinha Tapajós e Málu Ballona) formaram o trio Umas e Outras."

     O grande idealizador de A TURMA DA PILANTRAGEM, sem sombra de dúvida foi Nonato Buzar, nascido em Itapicuru, Maranhão, em 26 de Agosto de 1932. Mas, a princípio, Buzar não acreditava que aquela idéia de Carlos Imperial - a dos sambas tocados no compasso 4/4, inspirados nas gravações de Chris Montez arranjadas por Herb Albert - daria certo. A descrença na idéia era tanta que Buzar aceitou vender sua parte na parceria da música CARANGO à Imperial por "100 contos". Mas, Imperial o convenceu de que alí era o início de uma "mina de ouro", o que logo se confirmou com o grande sucesso da canção nas paradas, tanto na gravação de Erasmo Carlos, mas principalmente com a gravação de Wilson Simonal. Daí então, Buzar compôs várias outras canções de sucesso e passou a ser um dos grandes pilares do movimento Pilantragem e decidiu montar seu próprio grupo musical. Daí a origem de A TURMA DA PILANTRAGEM.
     Depois de A TURMA DA PILANTRAGEM, Buzar foi produtor musical das gravadoras Polygram e RCA Victor e logo depois morou na França, onde formou a banda Nonato Buzar e o País tropical, apresentando-se em shows e gravando o disco "Via Paris".
     Nonato Buzar faleceu aos 81 anos, em 02 de fevereiro de 2014.
     Como forma de celebrar um pouco da obra do grande Nonato Buzar, é que o Blog CULTURA CABESOUND trás aqui esse O SOM DA PILANTRAGEM, que foi o primeiro LP de A TURMA DA PILANTRAGEM, lançado em 1968, disco feito para dançar ao som de grandes clássicos da MPB, com arranjos pra lá de descontraídos. Mais um grande presente que ofereço à todos que visitam o Blog. É para curtir muito!

Dados do disco

Coordenação Artística: Armando Pittigliani
Direção Musical: Nonato Buzar
Arranjos Vocais: Severino Filho
Capa / Lay-Out: Beatriz

Músicas

Lado 1:

01- NÃO TENHO LÁGRIMAS (Max Bulhões - Milton de Oliveira) / ELA É DEMAIS (Carlos Imperial) / TRISTEZA QUE DÓI (Nonato Buzar)
02- DE COMO UM GAROTO... "LÁ VEM ELA" (Nonato Buzar - Chico Anízio - Wilson Simonal) / DÁ NELA, SAUDADE (Carlos Imperial - Adilson Silva) 
03- PEIXE VIVO (D.P) / LAPINHA (Baden Powell - Paulo Cezar Pinheiro) / UNI-DUNI-TÊ (Nonato Buzar - Chico Feitosa) / MARGARIDA (Gutemberg Guarabyra)
04- KALÚ (Humberto Teixeira)
05- LATA D'ÁGUA (Luiz Antonio - Jota Jr) / RISQUE (Ary Barroso)
06- PROCISSÃO (Gilberto Gil) / DEIXA QUEM QUISER FALAR (Nonato Buzar - Wilson Simonal) / YES, NÓS TEMOS BANANA (João de Barro - Alberto Ribeiro)
07- ESTAMOS AÍ (Mauricio Einborn - Durval Ferreira - Regina Werneck) / BALANÇO ZONA SUL (Tito Madi)

Lado 2:

01- NÓS E O MAR (Roberto Menescal - Ronaldo Bôscoli) / O CANTADOR (Dori Caymmi - Nelson Motta) / SÁ MARINA (Antonio Adolfo - Tibério Gaspar) 
02- DÓ RÉ MÍ (Fernando Cesar) / PRIMAVERA (Carlos Lyra - Vinicius de Moraes) / GOSTO QUE ME ENROSCO (Sinhô)
03- MANIFESTO (Guto - Mariozinho Rocha) / SAMBOU... SAMBOU (João Mello - João Donato) / O PASSARINHO (Chico Feitosa - Fernando Freire)
04- PASSARINHO DA LAGOA (Evaldo Ruy - Fernando Lobo) / PONTEIO (Edu Lobo - Capinam) / UPA, NEGRINHO (Edu Lobo - G. Guarnieri)
05- A BANDA (Chico Buarque de Hollanda) / SÓ DANÇO SAMBA (Antonio Carlos Jobim - Vinicius de Moraes) / VIOLA ENLUARADA (Marcos Valle - Paulo Sergio Valle)
06- VESTI AZUL (Nonato Buzar) / ONOCÊ ONÊ KONÔ (Allan - Alex) / MARACANGALHA (Dorival Caymmi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário