Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Lauro e Lucas – 2 pianos e 4 mãos em ritmo de dança (Longplay Rádio – 1959)

Lauro e Lucas
                              Download aqui

Link reativado em 02/04/2015

     Música instrumental de qualidade marca a presença mais uma vez no Blog CULTURA CABESOUND. Dessa vez o espaço é aberto para dois grandes pianistas, que no ano de 1959 foram “recrutados” em conjunto pela gravadora Longlay Rádio para gravarem um LP, juntando suas técnicas apuradas em prol da boa música: Lauro de Araujo e Lucas Vieira.
     Infelizmente, em minhas pesquisas pela internet, não consegui dados relevantes sobre esses dois músicos para que um texto mais detalhado sobre a vida e a obra de Lauro e Lucas pudesse ser colocado aqui, o que prova mais uma vez que vários músicos de talento, que não tiveram grande espaço na mídia em geral, foram esquecidos em prol de outros artistas que surgiram no decorrer dos anos. Mas, o que farei nesse momento é reproduzir o texto da própria contra-capa do LP. O texto é o seguinte:
     “Eis algo diferente para encantar os discófilos! Uma tarefa difícil, sem dúvida, harmonizar os estilos de dois pianistas, dois verdadeiros áses do teclado. Diferentes de tudo quanto se ouviu. Mas os dois artistas – LAURO DE ARAUJO e LUCAS VIEIRA, muito bem se entenderam… Como num passe de mágica, a música de seus dois pianos flui docemente, dando-nos uma sensação de incomparável prazer.
     Eis algo diferente, mas algo notável – pela técnica e pelo incomum estilo de dois artistas – o que temos para ouvir: um punhado de consagradas músicas, escolhidas para fazer o devaneio de um par dançante.
     O que está perpetuado neste LP “Rádio” é algo que enternecerá os jovens, pois LAURO DE ARAUJO e LUCAS VIEIRA, pela sua experiência como pianistas de orquestras e conjuntos, refeitos da surpresa com que foram apanhados para gravar este disco, souberam desincumbir-se com brilho dessa difícil tarefa.
      LAURO DE ARAUJO – que faz sua estréia em disco, como solista, já tem seu nome bastante divulgado através do rádio. Atua a muitos anos na Rádio e TV TUPI, já tendo, por outro lado, gravado com várias orquestras. Embora formado em advocacia, LAURO DE ARAUJO preferiu dedicar-se um pouco mais à arte musical, onde goza de conceito e é tido como excelente maestro, além de pianista. LUCAS VIEIRA – é igualmente conhecido do público e acatado no meio musical. Como Lauro, faz parte de inúmeros conjuntos e orquestras, sendo atualmente pianista da famosa orquestra de tangos de UBIRAJARA SILVA. Já tem um disco gravado com seu nome.
     Eis, portanto, dois excelentes estilistas, com acompanhamento ritmico, numa sucessão de maravilhosos acordes, apresentando doze músicas de dança, selecionadas com senso e bom gosto… é mais um disco LP “Rádio”, da FONOGRÁFICA BRASILEIRA, fadado a alcançar absoluto sucesso. “
     O Blog CULTURA CABESOUND então, tem a alegria de dar mais esse presente de qualidade aos amigos que nos visitam. Apesar de serem notados ainda alguns ruídos de áudio mesmo após o trabalho de remasterização, pela qualidade do repertório e técnica apurada dos dois músicos presentes aqui, este disco não poderia de jeito nenhum ficar de fora de nossa lista. São Sambas, Boleros e Foxs, além de 2 faixas de um movimento musical que ainda estava “engatinhando”: a Bossa Nova. E ele – LAURO E LUCAS - 2 PIANOS E 4 MÃOS EM RÍTMO DE DANÇA, está aqui para a sua apreciação!

Músicas

Lado 1:
01- Sete notas de amor (Santiago “Chago” Alvarado)
02- Balada triste (Dalton Vogeler – Esdras Silva)
03- Ontem e hoje (Getulio Macedo – Irany de Oliveira)
04- Till (Charles Danvers – Carl Sigman)
05- A certain smile (Webster – Fain)
06- Haja o que houver (Fernando Cesar – Nazareno de Brito)

Lado 2:
01- Brigas… nunca mais (Antonio Carlos Jobim – Vinicius de Moraes)
02- Madame Fulano de Tal (Ciro Monteiro – Dias da Cruz)
03- Barracão (Oldemar Magalhães – Luiz Antonio)
04- Lobo bobo (Carlos Lira – Ronaldo Bôscoli)
05- A maior Maria (Waldemar Ressurreição – G. Cardoso)
06- Foi ela (Ari Barroso)

Um comentário:

  1. Mais uma vez, o blog "Cabesound" contribui para o nosso enriquecimento cultural com um disco es-pe-ta-cu-lar. Alcino, obrigado mesmo.. Arrebentou!! rss

    ResponderExcluir