Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Roberto Silva ( * 09 - 04 - 1920 / + 09 - 09 - 2012)

 Foto Roberto Silva

     O ano de 2012 realmente tem “pregado peças” nos amantes da boa música, com o falecimento de grandes nomes. Na madrugada de hoje (09/09), mais um grande nome nos deixou órfãos de grandes talentos: ROBERTO SILVA, considerado O PRÍNCIPE DO SAMBA.
     Roberto Napoleão Silva, nasceu no RJ, no morro do Cantagalo, em Copacabana, em 09 de abril de 1920. Já na década de 30 passou a frequentar programas de auditório, entre eles o de Ary Barroso. Estreou em 1938 no programa CANTA MOCIDADE, da RÁDIO GUANABARA, onde trabalhou até 1940. Fez um teste na RÁDIO MAUÁ em 1943, interpretando RISOLETA, de Raul Marques e Moacyr Bernardino, e a valsa NEUSA, de Antonio Caldas e Celso Figueiredo, sendo contratado e se mantendo lá até 1946, Nesse mesmo ano grava seu primeiro 78 RPM, com os sambas ELE É ESQUISITO, de Walter Rodrigues, e O ERRADO SOU EU, de Djalma Mafra. Ainda em 1946, integrou o elenco da RÁDIO NACIONAL e logo depois foi convidado por Paulo Gracindo a fazer parte do elenco da RÁDIO TUPÍ. Foi nessa rádio que Roberto Silva recebeu o título PRÍNCIPE DO SAMBA, dado pelo locutor Carlos José.
     Seu primeiro grande sucesso foi lançado em 1948, pelo selo STAR: MARIA TEREZA, de Altamiro Carrilho. No ano seguinte participou do filme EU QUERO É MOVIMENTO, do diretor Luis de Barros.
     Em 1958, já pela COPACABANA DISCOS, lançou o primeiro volume de uma série de 4 discos que se tornaram talvez os maiores sucessos fonográficos de sua carreira: DESCENDO O MORRO, onde interpretava uma série de sambas famosos. Suas interpretações de JURACY (Antonio Almeida e Cyro de Souza) e PISEI NUM DESPACHO (Geraldo Pereira) se tornaram definitivas. Gravou cerca de 350 discos de 78 RPM e um total de 38 lp’s.
     Com uma carreira initerrupta, já em 1997 testemunhou o lançamento do CD ROBERTO SILVA CANTA ORLANDO SILVA, com faixas extraídas de seus vários discos da COPACABANA. Nesse mesmo ano, participou do volume 2 do projeto CASA DE SAMBA, produzido por Rildo Hora, interpretando ESCURINHO (Geraldo Pereira) em dueto com Fernanda Abreu. Participou novamente do projeto em 1999, CASA DE SAMBA VOL 4, interpretando seu grande sucesso JURACY em dueto com Caetano Veloso.
     Já no início dos anos 2000, Roberto Silva participou do show O SAMBA É A MINHA NOBREZA, que ficou em cartaz no CINE ODEON, entre abriu e junho de 2002, que rendeu o lançamento de um CD duplo. Nesse mesmo ano lança aquele que seria seu último disco de carreira: VOLTA POR CIMA, pela UNIVERSAL MUSIC, reunindo grandes clássicos do samba.
     Em 2005 fez uma participação especial no DVD MTV APRESENTA CASUARINA. Em 2009, participa mais uma vez de um projeto produzido por Rildo Hora, dessa vez o CD/DVD CIDADE DO SAMBA, interpretando seu grande sucesso FALSA BAIANA (Geraldo Pereira), em dueto com Roberta Sá.
     Manteve uma constante agenda de apresentações em shows e programas de TV até pouco tempo atrás. Certa vez declarou: “Quando entro no palco não sei se tenho 26 ou a minha idade real”. Em 2008, em comemoração aos seus 70 anos de atividades artísticas realizou show na casa de espetáculos Carioca da Gema, no tradicional bairro boêmio carioca da Lapa, acompanhado do grupo Pé de Moleque. Em 2011 foi lançada uma caixa com os 4 volumes remasterizados de DESCENDO O MORRO.
     Nos últimos 6 meses travou uma luta contra um câncer de próstata. No último dia 05 de setembro foi internado em decorrência de um AVC. Faleceu na madrugada de hoje (09 de setembro de 2012), com falência múltipla de órgãos. Seu enterro foi realizado as 15:30 no cemitério de Inhaúma (RJ).
     Foram 75 anos dedicados a uma carreira em que nos presenteou com grandes clássicos do samba. O Blog CULTURA CABESOUND não poderia deixar de prestar esta homenagem ao grande ROBERTO SILVA. Descanse em paz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário