Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Grupo Elo - Ouvi dizer... (Editora Musical Elo - 1979)


         Download aqui

     Hoje no Blog CULTURA CABESOUND, depois de muito tempo, resolvi dar espaço novamente a mais genuína e clássica música cristã, relembrando um grupo que é referência até hoje no meio Gospel: GRUPO ELO.
     No início da década de 70, o maestro Dick Torrans, recém chegado dos Estados Unidos, missionário do Instituto Bíblico Palavra da Vida, reuniu oito jovens e formou um grupo musical. O objetivo era divulgar os ideais cristãos através da música evangélica. O grupo causou grande impacto, pois cantavam músicas próprias, com melodias lindas e vozes muito boas. Este grupo apresentava-se nas praças, nos ginásios de esporte e em pequenas ou grandes igrejas, sempre com sorriso nos lábios e muita espiritualidade. Em junho de 1976, impressionado pelas músicas de Jayro Trench Gonçalves, o Jayrinho, e Paulo Cezar da Silva  (membros dos oito), Tim J Schlener (cunhado de Jairinho) gravou pela primeira vez as músicas dos dois.
     Jayrinho queria mais liberdade para compor e acompanhar a evolução musical da época e desta forma, para fazer isto, viu que seu espaço era muito restrito na Palavra de Vida,  as diferenças musicais limitavam seu trabalho. Foi então que, apoiado por Paulo César e Dick Torrans fundou a Editora Musical Elo. A partir daí, montou-se todo um aparato para gravação e impressão, que funcionava no mesmo prédio do Mapa Fiscal Editora, de propriedade de Jayro Gonçalves, pai de Jayrinho. Foi assim que CALMO, SERENO E TRANQUILO, recusado pela Editora Palavra de Vida, foi o primeiro disco lançado pela Editora Musical Elo.
    
      Mas, o desejo de todos era também formar um grupo musical. Nilma, esposa de Paulo Cezar, e Nancy, esposa do maestro Dick Torrans, juntaram-se a Jayrinho e Paulo Cezar e formaram o QUARTETO ELO. O primeiro LP foi lançado em 1977, com o título de NOVA JERUSALÉM, com produção, arranjos musicais e acompanhamento ao piano de Dick Torrans. Em fins de 1978 trabalhou-se no segundo LP do QUARTETO ELO. Inayê Gonçalves Schlener, irmã de Jairinho, foi incorporada como solista, assim como os músicos Reginaldo Santos, Roberto Fernandes de Moraes, José Raul e o norte americano Tim J. Schlener. Assim o quarteto se tornou um completo grupo musical. Esse segundo LP foi lançado em 1979 na programação GERAÇÃO 79 com o título OUVI DIZER... Nesta mesma programação foi lançado pela primeira vez um novo grupo musical: GRUPO ELO, pertencente a EDITORA MUSICAL ELO.
    Depois disso o GRUPO ELO lançou mais dois álbuns: NOVA CANÇÃO e um disco solo de Jairinho, de título UM DIA. Em janeiro de 1980, o grupo perdeu José Raul, Nilma e Inaye, e ganhou um novo integrante, o argentino Oscar Valdéz.
    O GRUPO ELO infelizmente encerrou as atividades musicais devido a um acidente automobilístico em 1981, que vitimou Jayrinho, na estrada que dá acesso à Estância Palavra de Vida, em Atibaia. Também morreram neste acidente sua esposa Helia e seu filho André, que ainda era um bebê. 
     Depois do falecimento de Jayro, os integrantes da banda se separaram e seguiram carreiras distintas. O vocalista e compositor Paulo Cezar fundou o Grupo Logos ainda em 1981, que está em atividade até os dias de hoje e se tornou também uma referência na música cristã. Outro vocalista, Oscar Valdéz, iniciou carreira solo, também na década de 1980 e também está em atividade nos dias de hoje. O baixista Beto Moraes fundou a banda Estação Luz, já na década de 1990. Baterista do grupo, Tim J. Schlener fundou a Elo Media Productions, editora responsável pelos relançamentos do GRUPO ELO fora do Brasil. Foi por esta editora que o GRUPO ELO lançou um novo trabalho, após quase 30 anos: O ENSAIO, de edição limitada. Foram lançados também os singles É NOITE EM BELÉM em 2010, e DEUS CUIDARÁ DE TI em 2014, ambas faixas partes de sessões gravadas ainda quando o grupo ainda estava em atividade musical.
     São muitos os amigos cristãos que acompanham as postagens do Blog CULTURA CABESOUND, por isso escolhi oferecer esse belíssimo presente. Mas OUVI DIZER... é um disco de tão belas letras e melodias, que concerteza agrada não apenas os cristãos, mas todos aqueles que são aficcionados pela boa música. CALMO, SERENO E TRANQUILO conquista os ouvintes logo de cara, com arranjo musical elaborado e inspirado em CLOSE TO YOU, sucesso mundial na interpretação dos CARPENTERS. A belíssima AUTOR DA MINHA FÉ se tornou um clássico cristão de todos os tempos, merecendo várias regravações. Mas, todo o disco é clássico, e os clássicos não podem ficar de fora do Blog CULTURA CABESOUND.

Dados do disco

Arranjos. Orquestração e Regência: Dick Torrans
Vocais: Grupo Elo
Solos: Jayro Trench Gonçalves, Paulo Cezar da Silva, Inayê Gonçalves Schlener e Nilma Soares da Silva
Participação Especial em AUTOR DA MINHA FÉ: Beto, Timóteo e Inayê
Vocal gravado nos Estúdios Vice-Versa
Mixado nos Estúdios Vice-Versa
Técnico de gravação e mixagem: Wilson Roberto
Capa, criação e arte: Laan
Fotos capa e contra-capa: Laan e E. Rosário

Músicas

Lado 1:

01- CALMO, SERENO E TRANQUILO (Ivan C. Borges)
02- MAIS PERTO QUERO ESTAR (Sarah Adams - Lowell Mason)
03- AO SENTIR (Jayro Trench Gonçalves)
04- OUVI DIZER (Dick Torrans)

Lado 2:

01- JESUS PROVOU (Jayro Trench Gonçalves)
02- CÉU, LINDO CÉU (Dick Torrans)
03- VOCÊ CHEGOU (Jayro Trench Gonçalves - Roberto F. de Moraes)
04- AUTOR DA MINHA FÉ (Paulo Cezar da Silva)


 

Um comentário:

  1. Esse disco, como muitos desta época, são aquilo que de melhor se produziu na música cristã. Principalmente em brasilidade (apesar da participação ou idealização de norte americanos) e criatividade. Caminho que deveríamos ter seguido.

    Há alguns dias toquei a música Ouvi Dizer ao piano no youtube. Dá uma escutada...

    https://www.youtube.com/watch?v=6qmdpY1tWj4

    ResponderExcluir