Páginas

sábado, 13 de junho de 2015

Fernando Brant ( * 09/10/1946 - + 12/06/2015)







     Final de semana realmente triste para a música brasileira. Depois de JOSÉ MESSIAS, infelizmente perdemos um de nossos maiores compositores e letristas de todos os tempos: FERNANDO BRANT.
      Fernando Rocha Brant nasceu em Caldas, Minas Gerais, em 9 de outubro de 1946. Filho de pais mineiros, aos cinco anos mudou-se para Diamantina e, aos 10, foi para Belo Horizonte onde passou o resto de sua infância e adolescência. Seu envolvimento com música e literatura aumentou quando cursava a faculdade de Direito. Nessa época, conseguiu seu primeiro emprego, como escrivão do Juizado de Menores.
     
 No início dos anos 60,  Fernando Brant conheceu o amigo Milton Nascimento. Em 1967, Milton, depois de várias recusas, conseguiu convencer Brant a escrever sua primeira letra, coisa que nunca havia feito na vida até então. Assim então, nascia TRAVESSIA, composição que, no mesmo ano, ganhou o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, se tornando assim o primeiro grande sucesso da carreira de Milton Nascimento. Em 1969, conseguiu trabalho como jornalista na revista “O Cruzeiro”. Nesse mesmo ano, em Belo Horizonte, Brant e os amigos começaram a articular o projeto que se tornaria o Clube da Esquina.
     A parceria com Milton se tornou a mais constante e a mais famosa, com mais de 200 canções gravadas, entre elas clássicos como MARIA, MARIA, CANÇÃO DA AMÉRICA e NOS BAILES DA VIDA.  Criou roteiros e letras para balés, teatros e trilhas de filmes nacionais e novelas.
     Faleceu nesse 12 de junho de 2015 em decorrência de complicações após segunda cirurgia de transplante de fígado. Estava internado no Hospital das Clínicas da UFMG desde segunda-feira, quando se submeteu a um primeiro transplante. Após uma semana internado, ele teve que ser submetido a um segundo procedimento, mas não resistiu. Ele já havia se submetido a outra cirurgia, há dois anos, para a retirada de um tumor no órgão. O compositor deixa três filhos: duas mulheres de 39 e 37 anos respectivamente, e um rapaz de 25 anos, além de dois netos e a esposa. O velório, aberto ao público, acontece neste sábado (13), no cemitério do Bonfim. O sepultamento está marcado para o fim da tarde.
     O Blog Cultura Cabesound não poderia deixar de prestar essa homenagem. A tristesa fica, mas a grande obra de FERNANDO BRANT ficará para a eternidade. Parafraseando um trecho de TRAVESSIA: Iremos seguindo pela vida, mas sem esquecer de você. Descanse em paz, FERNANDO BRANT!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário