Páginas

domingo, 6 de junho de 2010

Os Sucessos de Ouro de Emilio Pericoli (IEM/Warner Bros – 1963).

EP

              Download aqui

Link atualizado em 03/04/15

     A música tradicional italiana tem agora seu espaço no Blog Cultura Cabesound através de uma de suas figuras mais importantes: Emilio Pericoli.
     Nascido em Cesenatico, Itália, em 1928, teve seu batismo artístico em 1954, quando recebeu um papel de destaque na peça radiofônica semanal “Uno motivo in Marchera”, ficou bastante conhecido por causa de sua atuação e como consequência disso conseguiu várias outras oportunidades em outros programas de rádio e de televisão. O verdadeiro estrelato porém, veio em 1955 por intermédio de um dos primeiros espetáculos radiofônicos no estilo “Qual é a música?”. Esse programa se manteve por dois anos no ar dando à Pericoli uma grande legião de fãs, chegando a se tornar o campeão de correspondências da rádio italiana.
     A popularidade de Emilio Pericoli explode início dos anos 60 com a participação na série de televisão "Studio One".
     No filme da Warner Bros "Candelabro Italiano", além de atuar como ator ele tornou célebre a cena em que interpreta a canção "Al di la", vencedora do festival de San Remo de 1961, interpretada por Betty Curtis. A canção se tornou um grande sucesso, vendeu milhões de discos em todo o mundo, levando Pericoli ao hit parade americano. Em seguida fixou residência em Nova York e passou a se apresentar nos lugares de maior prestígio do mundo, como por exemplo no Hotel Fairmont, em San Francisco, Deauville Hotel, em Miami, Caribe Hilton, em Puerto Rico, Princess Hotel de Acapulco, Princess Hotel em Bermudas, além de apresentações Aquí no Brasil, no Equador, Guatemala e etc. A apresentação mais marcante ocorreu em Nova York, no Radio City Music Hall, acompanhado pela Nova York Symphony Orchestra. ganhou um prêmio no Festival Internacional de Barcelona, o primeiro prêmio na Piedigrotta, participa em três festivais de San Remo: Em 1962 abre o festival interpretando a canção “Quando quando quando” em dupla com o compositor Tony Renis, em 1963, novamente interpretando uma canção de Renis - “Uno por tutte” - fica entre os vencedores, o que vale a Pericoli o direito de participar do Festival Eurovision da Canção Popular em Londres. Nesse festival, Pericoli ganha o terceiro lugar, é a primeira vez que a música italiana alcança um feito como esse fora dos próprios domínios.
     Atualmente é escritor e membro do S.I.A.E. Continua fazendo apresentações musicais e, diferentemente de antes quando era simplesmente intérprete, também se tornou compositor. É até hoje considerado “A voz romântica da Itália”.
     O disco que apresento aos amigos do Blog foi lançado no exterior no final de 1962 e aquí no Brasil em meados de 1963. Gravado em Milão com arranjos musicais de Iller Pattacini, o disco tem em seu repertório tradicionais canções populares italianas cantadas também em inglês (marca registrada de Pericoli). O sucesso mundial “Al di la” está no disco, além de interpretações belíssimas de “Non Dimenticar”, “Torna a sorriento” e “Arrivederci Roma”, apenas para citar exemplos.
  Com sua voz de barítono, Emilio Pericoli tem lugar cativo na galeria dos grandes intérpretes da música mundial, esse disco é um belo exemplo disso.
Músicas
 
Lado 1:
01- Non dimenticar “Don’t forget” (Redl – Galdieri – Dobbins)
02- My hearts reminds me “Concerto D’Autunno” (Stillman – Bargoni – Danpa)
03- Luna rossa “Blushing moon” (Vian – Goeli – de Crescenzo)
04- Oh Marie (Tradicional)
05- Return to me “Ritorna a me” (Lombardo – Di Minno)
06- Come back to Sorrento “Torna a Sorriento” (E. de Curtis)
 
Lado 2:
01- Al di la (C. Donida – Mogol – Ervin Drake)
02- Mattinata “’Tis the day” (Leoncavalio)
03- Anema e Core “How wonderful to know” (Manlio – D’Esposito – Goeli)
04- Volare “Nel blu dipinto di blu” (Modugno – Migliacci)
05- Ciao, ciao, bambina (D. Modugno)
06- Arrivederci Roma “Goodbye, to Rome” (Rascel – Garinel – Giovaninni – Sigman)
 

Um comentário: