Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lúcio Alves interpreta Dolores Duran (Coronado/Odeon - 1975)


                       Download aqui

Link reativado em 03/04/2015

Mais um grande disco que apresento aos amigos do Blog: Lúcio Alves interpreta Dolores Duran. Originalmente lançado em 1960, foi reeditado em 1975. Esse disco foi idealizado pelo produtor Aloysio de Oliveira (30/12/1914 _ 20/02/1995) que fez questão de convidar Lúcio para interpretar as canções contidas nele e lançado em decorrência da morte durante o sono de Dolores (Adiléia Silva da Rocha - 07/07/1930 _ 24/10/1959), que desde o nascimento sofria de reumatismo infeccioso. Lúcio Alves então doou à mãe de Dolores, dona Josefa Silva da Rocha, a renda que teria direito como intérprete no disco.

Transcrevo aquí parte do texto da contra-capa do disco, escrito por Aramis Millarch, que na época dessa reedição era jornalista e presidente da Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira:
"Para Lúcio Ciribelli Alves, mineiro de Cataguazes, do dia 28 de janeiro de 1925, a música de Dolores Duran sempre foi muito especial e significativa. Junto com Dick Farney e Johnny Alf, Lúcio é daquela geração de precursores na renovação de nossa música popular, que só viria eclodir em fins de 1958, com o rótulo de Bossa Nova. Lúcio sempre procurou um estilo moderno de interpretação, já no seu início como profissional, no distante ano de 1941, quando formou o historicamente importante grupo "Os Namorados da Lua". Como compositor, com Haroldo Barbosa, criava em 1943, a marcante "De conversa em conversa", até hoje em nossa opinião, uma das músicas mais perfeitas de nosso cancioneiro. Lúcio sempre foi um cantor Bossa Nova e por isso seu grande amigo e produtor Aloysio de Oliveira tinha toda a razão, ao escrever na contracapa do Lp "A noite do meu bem", agora, em tão boa hora reeditado, que "na verdade Lúcio Alves foi um dos grandes iniciadores da nova escola. Entretanto na ocasião não havia ainda receptividade, atmosfera adequada para uma forma de expressão que só mais tarde iria ser descoberta.""

Lúcio Alves veio a falecer no Rio de Janeiro em 03 de agosto de 1993, mas deixou para a posteridade grandes discos como esse que posto aquí, mais uma pérola de nossa música. Confiram!!!

Faixas do disco

Lado 1:
01- Idéias erradas (Dolores Duran - Ribamar)
02- A noite do meu bem (Dolores Duran)
03- Estrada do sol (Antonio Carlos Jobim - Dolores Duran)
04- Castigo (Dolores Duran)
05- Noite de Paz (Dolores Duran)
06- Vou chorar (Lúcio Alves - Dolores Duran)

Lado 2:
01- Por causa de você (Antonio Carlos Jobim - Dolores Duran)
02- Fim de caso (Dolores Duran)
03- Pela rua (J. Ribamar - Dolores Duran)
04- Quem sou eu (J. Ribamar - Dolores Duran)
05- Solidão (Dolores Duran)
06- Canção da tristeza (Edison Borges - Dolores Duran)


3 comentários:

  1. Cara, brigaduuuuuuuuuu!
    Vc é parceria!!
    Quanto ao disco do Lúcio Alves, é coisa de louco.. Infelizmnente os grandes artistas estão cada vez mais minguados nesse país.
    Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Huguinhu, vc sabe que sempre pode contar com "nóis" né!!! Abração e obrigado pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro,
    tentei baixar o arquivo mas o link não fornece um .rar ou .zip e sim algum tipo de programa ou algo assim. Gostaria muito de poder baixa-lo

    Agradeço o esforço do blog.
    aquele abraço

    ResponderExcluir