Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A figura de Francisco José - Sucessos de Portugal (CBD/Phillips - 1961)

Decidí dar uma pequena pausa nas postagens em homenagem ao dia da criança para abrir um espaço aquí para a música portuguesa e um de seus maiores ícones: Francisco José.

            Download aqui

Link reativado em 09/01/2013

 

Francisco José Galopim de Carvalho nasceu em Évora no dia 16 de Agosto de 1924, tendo falecido em Julho de 1988, vítima de um acidente vascular cerebral. Foi na festa de finalistas do liceu que frequentou, que se deu a sua estreia, no Teatro Garcia de Resende, com a interpretação do tema "Trovador". Passou de amador a profissional aos 24 anos, vendo-se obrigado a interromper o 3º ano do curso de Engenharia que frequentava. Em 1948, compareceu no Centro de Preparação de Artistas da Rádio, acompanhado por uma carta de apresentação do professor Mota Pereira, tendo cantado, no teste, as canções "Marco do Correio" e "Marina Morena. A partida para a internacionalização aconteceu em 1951, ano em que viajou à Madrid para gravar "Olhos Castanhos/Se", em 78 rpm, tendo regressado à cidade, no ano seguinte, desta vez para gravar três discos, "Sou Doido Por Ti", "Deixa Falar O Mundo" e "Ana Paula". Nesse ano, também começou a acumular também experiências teatrais.Dois anos depois,  veio ao  Brasil, acabando por se estabelecer em Copacabana. Foi aquí que construiu uma carreira sólida e de sucesso ímpar  para um artista português radicado em território brasileiro. Depois de seis anos de concertos realizados para plateias de emigrantes portugueses, Francisco José registou, em 1960 a canção "Olhos Castanhos", que se tornou, no ano seguinte, na canção mais executada nas rádios brasileiras.
O disco que apresento aos amigos do Blog contém essa gravação e mais algumas belas canções que ajudaram esse grande cantor a se tornar tão popular em terras tupiniquins.
Essa postagem também é uma forma de preencher uma lacuna, já que em minhas pesquisas pela internet, fora os sites de compra e venda é raro encontrar algo a respeito de Francisco José e principalmente sobre esse disco. Espero estar contribuindo para a lembrança de uma parte um pouco esquecida da música mundial. Esta também é minha homenagem à toda a colõnia portuguesa radicada no Brasil.

Dados do disco:

Arranjos e Direção Musical de Monteiro de Sousa
Capa: Ronald
Foto: Rovigati

Músicas:

Face A

1- Olhos Castanhos (Alves Coelho Filho)
2- Foi Deus (Roberto Jones)
3- Quatro Palavras (Alves Coelho Filho)
4- És tu (José Belo Marques)
5- Que Deus me perdoe (Frederico Valério - Silva Tavares)
6- Deixa falar o mundo (Alves Coelho Filho)

Face B

1- Doido sim, mas não louco (Alves Coelho Filho)
2- Fado Mayer (Armando Algusto Freire)
3- Ana Paula (Nóbrega e Souza - Jerônimo Bragança)
4- Tudo isto é Fado (Anibal Nazareth - F. Carvalho)
5- Como é bom gostar de alguém (Alves Coelho Filho - G. Vasconcellos)
6- Nem às paredes confesso (Arthur Ribeiro - Ferrar Trindade)

 

7 comentários:

  1. amigo
    sem comentarios
    excelente postagem
    a muito procurava um disco dele pra comprar mas ainda nao encontrei
    entao deparei com este maravilhoso portal que me deu de volta essa saudosia
    agradeço pelo trabalho
    fé em Deus
    e paz
    www.musicadaminhagente.blogspot.com

    Dj Daniel de Mello

    ResponderExcluir
  2. Maurício Belizário4 de fevereiro de 2010 18:35

    francisco josé sempre foi e sempre será a voz de portugal. o lp a figura de francisco josé, com fados extremamente bem arranjados e executados é sem duvida uma obra prima de um requinte inigualável. hoje sei disso, mas quando criança detestava! meu pai costumava escutar essa obra magnifica e hoje sou eu quem escuto. tenho 33 anos e sou privilegiado por ter tido a oportunidade de escutar Francisco José, a voz mais explendorosa que já ouvi.

    ResponderExcluir
  3. Dj Daniel, fico muito agradecido...
    Saiba que seu Blog já está na minha lista de favoritos. Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Maurício, quando consigo proporcionar belas lembranças com as minhas postagens - como a que vc relatou lindamente - minha felicidade dobra de tamanho. Fico muito agradecido pelo seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amigo.
    Estou numa fase de revivalismo e é bom conhecer a cultura do meu país

    ResponderExcluir
  6. Todos os links dos discos de Francisco José já se encontram reativados!!!

    ResponderExcluir