Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Francisco José - Sucessos de Portugal N º 2 (CBD/Philips Minigroove - 1961)


          Download aqui

     Confirmando toda a admiração por FRANCISCO JOSÉ, esse grande intérprete que por tantos anos escolheu o Brasil como a sua segunda casa e que com a sua bela voz fez da música popular portuguesa tão célebre aqui no país, o Blog CULTURA CABESOUND trás para os amigos mais um capítulo da sua discografia brasileira: SUCESSOS DE PORTUGAL Nº 2, que foi lançado logo após o grande sucesso do primeiro volume, também já postado aqui no Blog.
      Reproduzo aqui o belíssimo texto da contra-capa, que infelizmente não possui créditos para o autor, mas que vale muito ser lido:

     " De Portugal vieram para nós as primeiras cantigas. No bojo dos navios de ontem, da boca de mil marinheiros aprendemos canções ternas, tristes e alegres. Esse vento que sempre soprou lá de longe, do mar que separa a terra dos nossos descobridores, não deixou nunca mais de nos mandar cantigas. E tem sido assim o tempo, num ir e vir de abraço desde aqueles tempos distantes até agora.
     Um cantor canta ali, bem na beira do Tejo, ou lá longe onde quer que esteja, nós aqui o escutamos com a mesma força, com a mesma beleza, sem perder sequer um verso ou uma rima.
     Nos seus braços a guitarra entrega acordes; a noite morna agasalha seu peito amante e o seresteiro das noites lusas caminha e caminha cantando. Mas o vento que o escuta nos trás a cantiga e na mesma hora, num instante mesmo a repetimos para o alto, para os céus, para o coração da bem amada ali pulsando ou numa ausência impossível.
     Quem nos chega agora perto com as cantigas mais inteiras, com a voz mais bela de Portugal é este cantor magnífico que aqui está: FRANCISCO JOSÉ. Ainda ontem gastava a noite ali na Lisboa velha, a trocar cantigas pelo vermelho do vinho nos lábios de uma mulher. Ainda ontem corria as vielas e os becos seduzidos pela luz antiga da janela que para ele espiava. E ele soltava versos e atirava cantigas. Depois o mar, ali bem perto o seduziu. E FRANCISCO JOSÉ está conosco, por empréstimo a Portugal que nada nos nega e, enquanto para nós repete os versos que querem dizer mundos de sua terra, carrega no peito a saudade enorme das coisas deixadas, que bem podem ser pequeninas coisas, mas que nunca se encontram vadias em todos os cantos.
     É o que há nesta gravação: Um mundo de lembranças revividas em música e versos na voz magnífica deste cantor de agora: O nosso FRANCISCO JOSÉ."
     Desde já peço desculpas por alguns chiados em algumas poucas faixas do disco original que não puderam ser eliminados na remasterização que fiz, mas em um todo o disco está aqui, em um trabalho feito com muito carinho para todos os admiradores desse inesquecível intérprete. Mais um grande presente do Blog CULTURA CABESOUND.

Direção musical de Carlos Monteiro de Souza e sua Orquestra.

Músicas

Lado 1:

01- QUERO E NÃO QUERO (Silva Tavares - Alberto Amaral)
02- O MEU ALENTEJO (João Camilo - Bento Antonio Caleiro)
03- DESPRENDIMENTO (J. Bragança - Luis Gomes)
04- AI! MOURARIA (Frederico Valério - Amadeu do Vale)
05- TU E SOMENTE TU (Alves Coelho Filho)
06- AO MENOS UMA VEZ (Alves Coelho Filho)

Lado 2:

01- MARIA MORENA (Francisco Radamanto - Casimiro Ramos)
02- LISBOA A NOITE (Carlos Dias - Fernando Santos)
03- PARADOXO (Alves Coelho Filho)
04- SABE-SE LÁ (Frederico Valério)
05- BOQUITA DE SONHO (J. Bragança - Luis Gomes)
06- ÚLTIMA CARTA (Acacio Gomes dos Santos - Domingos Gonçalves):

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário