Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Bandinha da Turma da Mônica (RGE-Fermata/Peralta – 1971).


Turma da Mônica

                  Download aqui

Link reativado em 28/03/2015

     Mais uma relíquia em homenagem ao mês da criança que apresento aquí no Blog Cultura Cabesound: Trata-se de um LP com os temas musicais dos personagens de histórias em quadrinhos mais queridos da América Latina: A Turma da Mônica.
     A história da origem da Turma da Mônica começa em 1959, quando o desenhista Mauricio de Souza, nascido em 27 de outubro de 1935 em Santa Isabel, após uma carreira como repórter policial para a Folha da Manhã onde escrevia histórias policiais ilustradas com seus desenhos começa a se aventurar no ramo das histórias em quadrinhos infantis criando como primeiros personagens o cãozinho Bidú, que anos mais tarde se tornaria a logomarca da Maurício de Souza Produções, e seu dono Franjinha. Em 1963, cria junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, a Tia Lenita, o suplemento infantil A Folhinha de São Paulo. É nesse mesmo ano e nesse suplemento que são publicadas as primeiras histórias da Mônica e seus inseparáveis amigos Cebolinha, Cascão e Magali. Mônica e Magali foram criações inspiradas em duas filhas de Mauricio, de mesmo nome das personagens. Cebolinha e Cascão foram inspirados em amigos de infância de Maurício. Foi com essas inspirações, filhos (10 ao todo) e amigos de infância, que Mauricio de Souza com o decorrer do tempo foi criando os outros personagens da turma. Criou também a Turma do Chico Bento, em homenagem ao interior do Brasil e ao seu meio rural, a Turma da Tina, Horácio – o dinossauro órfão mas de coração muito bondoso, o elefante Jotalhão, Astronauta e A Turma do Piteco, além de outros personagens que estão no coração e na mente de gerações e gerações de crianças, jovens e adultos do Brasil e da América Latina.
     O disco em questão contém os temas musicais de alguns dos personagem de Mauricio de Souza que eram publicados através dos suplementos de jornal e revistas em quadrinhos naquele longínquo ano de 1971. Os arranjos, de muita sensibilidade musical por sinal, ficaram a cargo do renomado maestro argentino Hector Lagna Fietta, dando um toque bem sofisticado ao disco. Todas as músicas foram compostas por Gaó Gurgel e pelo próprio Mauricio de Souza com letras de Wilma Camargo. A produção muito bem cuidada ficou a cargo de Juvenal Fernandes.
     Mais um presente do Blog Cultura Cabesound direcionado à crianças, jovens e adultos, que sempre amaram e curtem o universo criado pelo grande Mauricio de Souza e seus personagens de quadrinhos.

Capa do disco: Mauricio de Souza.
Lay-out: Nicolau

Músicas
Lado 1:
01- Mônica
02- Bidú
03- Magali
04- Horácio
05- Cascão
06- Tina

Lado 2:
01- Chico Bento
02- Cebolinha
03- Astronauta
04- Jotalhão
05- Piteco
06- Anjinho

Músicas de Gaó Gurgel e Mauricio de Souza
Letras de Wilma Camargo
Arranjos e Direção Musical de Hector Lagna Fietta
Produzido por Juvenal Fernandes

10 comentários:

  1. Hola ! Como posso baixar este disco ?
    SaludoS!

    ResponderExcluir
  2. Laurinha, obrigado por prestigiar o Blog. Para baixar o LP A BANDINHA DA TURMA DA MÔNICA basta clicar no título do LP. Um abração e um feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de baixar o disco e estou aqui viajando no tempo...

    Grato por esta oportunidade!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de baixar o disco e estou agora viajando no tempo... boas recordações da infância.

    Grato por compartilhar!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Gostaria muito de baixar este disco inteiro, mas o link nao está mais funcionando. Voce poderia me dizer onde posso conseguir isso?
    meu e-mail é monicasalmaso@monicasalmaso.mus.br
    obrigada
    Abs
    Monica

    ResponderExcluir
  6. O link desse disco já se encontra reativado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que está desativado outra vez?
      Não consigo fazer o link funcionar...
      Obrigado, Adriano

      Excluir
  7. Adriano, o link está normal. tente entrar no 4SHARED com uma conta do GOOGLE ou do FACEBOOK

    ResponderExcluir
  8. O link está devidamente atualizado. Espero que gostem!

    ResponderExcluir