Download aqui
Link reativado em 02/04/2015
Raimundo Fagner, em crescente sucesso musical e reconhecimento do público e da crítica, ganhou créditos e liberdade artística suficientes para se tornar Diretor Musical da gravadora CBS e lançar para o mercado alguns daqueles jovens que faziam parte do chamado “Pessoal do Ceará”. Alguns nomes como Terezinha de Jesus, Ednardo e Walter Franco lançaram ótimos discos mas não seguiram uma trajetória de sucesso, mas outros nomes como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e AMELINHA ganharam notoriedade e reconhecimento.
A primeira vez que o público ouviu a voz de AMELINHA em disco foi ainda em 1975, em participação vocal no LP Ave Noturna, lançado por Fagner na gravadora Continental. Esse FLOR DA PAISAGEM, lançado pela CBS em 1977 então não foi sua estréia em disco mas sim seu primeiro LP solo.
A voz de AMELINHA, uma das melhores intérpretes de nossa música, emoldura com beleza e delicadeza cada uma das onze faixas do disco, que tem em Fagner uma figura de real importância na concepção do disco, desde a escolha dos músicos participantes até o repertório. No texto contido nas bordas da contra-capa e que talvez muitos não tenham reparado, Fagner expressa toda a sua felicidade com a oportunidade que teve de mostrar para o público esse emergente talento musical chamado AMELINHA. Aqui vai o texto:
“A oportunidade de fazer este disco com a AMELINHA, para mim é fato de rara importância. Um desejo que vem desde os primeiros tempos no Sul, e que agora se concretiza. Nada tenho a acrescentar à sua voz singular e bela e ao seu bom gosto terrivelmente em dia. Uma luz, uma coisa assim… Ela não é a maior e nem a melhor, tem consciente o seu lugar e não precisa usar de artifícios para ocupar um espaço que certamente será seu. Basta olhar nos seus olhos de Bíla, puros como a noite, é claro. Agradeço a todos que estiveram envolvidos neste trabalho: Músicos, compositores, assistentes, técnicos, artistas da capa, como também a CBS, que sem dúvidas terá bastante força, tendo “essa menina” jogando pelas suas cores. Um sorriso na Galera.
Raimundo Fagner”.
Este é mais um presente do Blog Cultura Cabesound, presente de primeira qualidade para você, que sempre me dá a alegria de sua visita!!!
Dados do disco:
Direção Artistica: Jairo Pires
Direção de Estudio: Fagner – Tony Bizarro – Romeu Giosa
Direção Musical: Fagner
Coordenação: Emilio Carrera
Musicos: Robertinho de Recife, Emilio Carrera, Beto Melo, Ife, Marcinho Werneck, Dudu, Luiz, Osvaldinho
Arranjos: Base – Os músicos
Sugestões: Amelinha
Destaques: Fagner (Agonia, Mal Doloroso, Pobre Bichinho)
Robertinho de Recife (Flor da Paisagem)
Cordas e Regencia: Leo Peracchi
Estudio: Eldorado – SP
Tecnicos: Flavio A. Barreira, Luis Carlos Batista, José Luis Costa
Mixagem: Flavio A. Barreira, José Luis Costa, Romeu Giosa
Capa: Fausto Nilo, Dado e Maxim
Fotos
Capa: Mauricio Albano
Contra-capa: José Albano
Musicas
Lado 1:
01- Santo e demonio (Fagner – Ricardo Torres)
02- Ponta de espinho (Ednardo)
03- A cal mar-se (Ednardo – Brandão)
04- Aprender a voar (Beto Mello)
05- Depende (Fagner – Abel Silva)
06- Cintura fina (Luiz Gonzaga – Zé Dantas)
Lado 2:
01- Senhora Dona (Petrucio Maia – Brandão)
02- Flor da paisagem (Robertinho de Recife – Fausto Nilo)
03- Pobre bichinho (Fagner)
04- Mal doloroso (Petrucio Maia – Pepe)
05- Agonia (Fagner)
Agradeço pela disponibilização da obra de uma das grandes intérpretes da MPB. Parabéns pelo trabalho de divulgar a excelente MPB.
ResponderExcluir