Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pedrinho Rodrigues e Os Nacionais – Brasil… sambe ou se mande (Equipe – 1972).

BSM

                            Download aqui

Link reativado em 03/04/15

      Quando chegam as festas de final de ano, principalmente Reveillon, as famílias que costumam comemorar em suas próprias residências, em sua grande maioria usam o samba como trilha sonora para embalar esse momento tão alegre. O Blog Cultura Cabesound trás uma sugestão de muita qualidade e, ao mesmo tempo, presta uma homenagem àquele que foi um de nossos intérpretes mais talentosos: PEDRINHO RODRIGUES.
PedrinhoRodrigues.www_.indexmp3free.com_      Pedro Ayrton Rodrigues nasceu em Aracaju, Sergipe, em 13 de outubro de 1934. Na adolescência já mostrava todo o seu talento vocal na Rádio Liberdade de Aracaju, interpretando sambas e boleros de sucesso. Aos 22 anos se mudou para o Rio de Janeiro e logo se fez notar pelo seu aveludado tímbre de voz e contratado como atração em várias casas noturnas. Em uma dessas apresentações, mais exatamente na boate Drink, o organista Ed Lincoln, na época já considerado um dos grandes músicos brasileiros, foi testemunha de todo o talento vocal e carisma de Pedrinho Rodrigues. Não demorou muito para que Pedrinho se tornasse crooner do conjunto do organista. Várias apresentações Brasil a fora deram experiência e segurança suficientes para que, em 1962, a gravadora Musidisc investisse no primeiro LP solo de Pedrinho: “Tem que balançar”. O disco se tornou um sucesso e consagrou Pedrinho como o melhor sambista do ano e também fez jus a prêmios da TV Radiolândia, Rádio Globo e Revista Cinelândia. Pedrinho viu nascer e foi um dos artistas que fizeram parte do movimento intilulado Turma da Pilantragem, de onde saíram talentos como Elis Regina, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, entre outros artistas. Teve uma breve passagem pela Odeon, gravadora pela qual lançou em 1968 o ótimo LP “O Sambista Pedrinho Rodrigues”
     No início dos anos 70, Pedrinho recrutou músicos das principais Escolas de Samba  do Rio de Janeiro e formou o conjunto Os Nacionais. Já na gravadora Equipe, Pedrinho Rodrigues e Os Nacionais lançou uma série de LP’s que incluiam em seu repertório os sambas de maior sucesso na época, com arranjos personalíssimos: “BRASIL… sambe ou se mande” foi um desses LP’s. Em 1978, já pela Tapecar, Pedrinho lançou “Só samba, faloooooou!!!”.
     Em 1983, Bebel Gilberto, filha de João Gilberto, chama Pedrinho para fazer parceria musical em seu primeiro LP, intitulado “Bebel Gilberto e Pedrinho Rodrigues cantam Geraldo Pereira”. O LP se torna um dos maiores sucessos da carreira de Pedrinho.
     O final dos anos 80 e parte dos anos 90 foram de aparições esporádicas na TV cantando sambas e marchinhas carnavalescas. Infelizmente, Pedrinho Rodrigues morreu em 20 de junho de 1996 sem que a notícia de sua morte tivesse o devido destaque da grande mídia e, até hoje, mesmo pela internet a fora, poucos são os veículos de comunicação que dão o devido destaque à carreira deste grande intérprete.
     Este BRASIL… SAMBE OU SE MANDE contém sambas que fizeram muito sucesso naquele ano de 1972. Boa parte das gravações contidas nesse LP na minha opinião pessoal superam até os originais, graças ao swing d’Os Nacionais e principalmente à interpretação e ao carisma de Pedrinho Rodrigues. O Blog Cultura Cabesound deseja um feliz 2011, ao som de Pedrinho Rodrigues e Os Nacionais!!!

Dados do Disco

Realização: Oswaldo Cadaxo
Assessoria e Direção Musical: Mônica
Repertório: Carlos Zandberg
Coordenação: Américo N. Lima
Capa: Joselito

Músicas

Lado 1:
01- Cosa nostra (Jorge Ben)
02- Guardei minha viola (Paulinho da Viola)
03- Batuque na cozinha (João da Baiana)
04- Baba de quiabo (Guaracy – Darcy Amaral)
05- Nó na cana (Ary do Cavaco)

Lado 2:
01- Ninguém tasca “O Gavião” (Mario Pereira – João Quadrado)
02- Balança povo (Martinho da Vila)
03- Ladrão que entra na casa de pobre só leva susto (Jorge Costa)
04- Esperanças perdidas (Adeilton Alves – Delcio Carvalho)
05- Moro na roça (Xangô da Mangueira – J. Zagaia)


Um comentário:

  1. Oi, será possível que vc faca novos links deste LP, é un dos meus favoritos. Ficarei eternamente obrigado! Vlad.

    ResponderExcluir