Páginas

sábado, 30 de março de 2013

Helmut Zacharias e Seus Violinos Mágicos–The Zacharias HI-FI show (Polydor/Siemens do Brasil–1959)

HZ Show
                 Download aqui
    
 Link atualizado em 28/03/15

     Amigos do Blog CULTURA CABESOUND, estou de volta. Desculpem se dessa vez não coloquei nenhuma mensagem explicando a ausência, mas nunca é tarde para corrigir essa falha. Um tratamento auditivo atrapalhou qualquer tentativa de preparar novas postagens musicais nesse período, mas agora recuperado, eis que volto com mais um pouco de música instrumental, dessa vez com o grande maestro e violinista HELMUT ZACHARIAS.
     ZACHARIAS já tem uma pequena biografia incluida no Blog, na postagem O SOM, O ESTILO E A PERSONALIDADE DAS GRANDES ORQUESTRAS. O belíssimo LP que posto nesse momento foi lançado aqui no Brasil em 1959, época em que o selo Polydor ainda não pertencia à CBD.
     Reproduzo a seguir o texto original da contra-capa deste lp:
     “Helmut Zacharias, uma das figuras mais populares da música européia, tornou-se favorito no mundo inteiro. Tinha pouco mais de dez anos quando, depois de estudar e tocar com seu pai, violinista, apareceu como solista com uma orquestra sinfônica. Poucos anos mais tarde, excursionou pela Europa como membro de um conjunto de música de câmera.
     Depois de desenvolver um grande interesse pelo Jazz, com pouco mais de 20 anos, Zacharias em pouco tempo ficou conhecido como o maior violinista de Jazz da Europa e foi apelidado de “The Hottest Fiddler” do continente. Mestre reconhecido da técnica do arco saltitante, ele assombrava os ouvintes com espantosas vibrações, acordes de quatro cordas e outros efeitos que só um mestre pode produzir.
     Como demonstra esse album, Jazz é apenas uma faceta de seu raro virtuosismo. Numa combinação de sua tendencia inicial para a música séria e de seu estilo posteriormente popular, ZACHARIAS leva você numa viagem musical ao redor do mundo de sucessos.
     PIOVE (Ciao ciao bambina), a maior atração e a melodia premiada no 9º Festival da Canção em San Remo, o mundialmente conhecido concurso de canções italiano, levado a efeito nos dias 29 e 30 de janeiro de 1959, recebe aqui um emocionante tratamento instrumental, que combina todas as qualidades do sensacional e mais recente sucesso de Domenico “Volare” Modugno.
     Há brilhantes execuções do recente sucesso americano TEA FOR TWO CHA CHAe de uma das grandes sensações de 1958: COME PRIMA (More than ever), bem como de grandes melodias de um passado recente e que são Standards do presente, como AVE MARIA NO MORRO e PASSION FLOWER, incluidas nesse album, que termina com o eterno grande sucesso de ZACHARIAS: WHEN THE WHITE LILACS BLOOM AGAIN (Wen der weisse flieder wieder bluht).
     Esta nova coleção exibe a assombrosa habilidade de ZACHARIAS num espetáculo único. Seus arranjos coloridos são brilhantemente interpretados por uma grande orquestra e os solos de ZACHARIAS são, como sempre, soberbos. O resultado deste SHOW DE ZACHARIAS é encantamento.”
     Então, aqui está mais um presente de qualidade do Blog CULTURA CABESOUND à todos os amigos que são amantes da música de qualidade. Muito mais vem por aí!

Músicas:
Lado 1:
01- Piove “Ciao ciao Bambina” (Modugno)
02- Ave Maria no morro (Martins)
03- Pablito (Michey)
04- Come prima “More than ever” (Di Paola – Taccani – Panzeri)
05- Le gitan et la fille (Moustaki)
06- Bermuda-Shorts (Zacharias)

Lado 2:
01- Tea for two cha-cha (Youmans – Caesar)
02- Passion flower (Arr: Zacharias)
03- Ballade Irlandaise (Stern)
04- Caribean cruise (Benjamin – Marcus)
05- Mon coeur au Portugal (Gasté)
06- When the white lilacs bloom again (Doelle)

Um comentário: