Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

Orlando Silva – Hoje (RCA Victor – 1973)


Orlando Silva Hoje
                Download aqui
  
 Link atualizado em 02/04/15

      Finalmente a primeira postagem de 2013!
     O prometido foi apenas colocar novas postagens após a reativação de um número satisfatório de links desativados. Estou num rítmo acelerado para colocar tudo “em dia” pois o número de mensagens enviadas por e-mail solicitando reativação de links está sendo grande. Posso dizer então que hoje (13/01/2013) cheguei a um número suficiente de atualizações e pude então ter um pequeno intervalo para preparar mais um presente especial para todos os meus amigos de Blog CULTURA CABESOUND. E, esse presente nada mais é do que o raríssimo HOJE, último LP de ORLANDO SILVA, o “Cantor das multidões”.
     Essa nova postagem de um LP de ORLANDO SILVA serve também para corrigir um pequeno erro que cometi na postagem do disco POR TI (1960), já que no texto biográfico havia colocado como 1975 o ano de lançamento desse HOJE.
     Como citei antes, os vários problemas dentários fizeram Orlando se tornar dependente do uso de morfina, causando alteração em seu tímbre de voz, nas gravações feitas a partir de 1943, nota-se claramente essa mudança que na opinião de alguns foi prejudicial, mas que na opinião de muitos não impediu Orlando de ser eleito na década de 50 o “Príncipe do disco” e participar de programas de rádio que foram enorme sucesso de audiência.
     HOJE, lançado pela RCA Victor em 1973, foi um disco que mostrou um Orlando Silva interpretando compositores que na época ainda estavam em fase inicial de carreira, como por exemplo TAIGUARA, que viu sua “HOJE”, sucesso na sua voz em 1969 se tornar título deste LP; CAETANO VELOSO, que em parceria com CAPINAM compôs “CLARICE”, originalmente lançada no seu primeiro LP de 1968; EDU LOBO, que em parceria com TORQUATO NETO compôs “PRÁ DIZER ADEUS” para seu LP ao lado de MARIA BETHÂNIA lançado em 1967; GILBERTO GIL também tem aqui o privilégio de ver um de seus primeiros sambas, “MANCADA”, gravada pelo “Cantor das Multidões”.
     Se a voz de Orlando Silva para alguns estava debilitada, na minha opinião foi o fator altamente determinante para que esse disco se tornasse um verdadeiro clássico, indispensável na discoteca de quem aprecia boa música. Como informei antes, foi o último LP gravado em estúdio lançado por Orlando Silva antes de seu falecimento no ano de 1978, é hoje verdadeira relíquia disputada por colecionadores por valores altos. Meu exemplar está aqui, remasterizado com carinho e cuidado como um presente para os amigos do Blog CULTURA CABESOUND. Espero que gostem!

Dados do disco

Coordenação Geral: Gil Beltran
Coordenação Artística e Direção de Estúdio: José Orlando
Arranjos e Regência:
Maestro Peruzzi – Hoje / Clarice / Tua canção / Canção da lágrima / O amor e a flor;
Maestro Ivan Paulo – Desespero / Chuvas de verão / Rancho da mulher amada;
Maestro Nelsinho – Mancada / Este é o meu Rio / Prá dizer adeus.
Arranjos Vocais e Regência Coral: Severino Filho
Arte e Fotos: Joselito
Gravado e Mixado no Estúdio Somil – Rio de Janeiro

Músicas
Lado 1:
01- Hoje (Taiguara)
02- Chuvas de verão (Fernando Lobo)
03- Desespero (Antonio Carlos e Jocafi)
04- Tua canção (Ted Moreno)
05- Rancho da mulher amada (Luiz Antonio – Luiz Reis)
06- Prá dizer adeus (Edu Lobo – Torquato Neto)

Lado 2:
01- Clarice (Caetano Veloso – Capinam)
02- Mancada (Gilberto Gil)
03- Canção da lágrima (José Orlando – Benil Santos)
04- Este é o meu Rio (Catulo de Paula)
05- O amor e a flor (Carlos Wagner – G. Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário