Download aqui
Link reativado em 18/08/2015
Mais música instrumental de qualidade aqui no Blog Cultura Cabesound. Dessa vez apresento um LP lançado pela gravadora Musidisc no ano de 1957 com Pierre Kolmann e Seu Conjunto, sugestivamente intitulado como PARA DANÇAR. Mas, quem foi Pierre Kolmann?
A partir dos anos 50, até por razões contratuais, vários músicos se valeram de pseudônimos para lançar discos por outras gravadoras e não terem qualquer tipo de problema com quem os mantiam sob contrato, Nilo Sérgio, um dos nossos grandes músicos de todos os tempos e fundador/dono da gravadora Musidisc, quando retornou ao Brasil em 1953 após tentar sem sucesso carreira de cantor nos EUA, trouxe na bagagem muito conhecimento sobre a indústria musical que começava a se expandir no mundo todo graças principalmente aos LP’s, que começavam a tomar o lugar dos antigos 78 RPM na prateleira dos discófilos. Também trouxe experiência suficiente num assunto que até então não era explorado pelas gravadoras brasileiras: o Marketing Comercial. Quando fundou a Musidisc, Nilo Sergio colocou em prática toda essa experiência, já que ele passou a ver a música também como um produto comercial, exatamente como se fazia nos EUA. Se os antigos 78 RPM eram comercializados embalados apenas em um simples envelope de papel e com o selo da gravadora em questão, a partir dos LP’s de 10 polegadas passou-se a ter também o cuidado com a arte visual nas capas, o que Nilo Sergio soube como ninguém utilizar nos lançamentos da sua Musidisc. Também, seguindo as novas tendências e estilos musicais que vinham de fora, a Musidisc foi uma gravadora pioneira por lançar discos em que músicos famosos da época e também orquestras se valiam de pseudônimos com forte influência musical estrangeira. Dois dos grandes sucessos da gravadora eram músicos e orquestras devidamente renomeados: a orquestra de Severino Araújo era a famosa ORQUESTRA ROMÂNTICOS DE CUBA, talvez o maior sucesso comercial da Musidisc junto com ED LINCOLN, inclusive no exterior; Moacyr Silva e Zito Righi incorporaram o saxofonista fictício BOB FLEMING, responsável pela série SAX ESPETACULAR, também outro grande sucesso da gravadora.
Mas, o disco aqui em questão é de Pierre Kolmann e Seu Conjunto. Mais uma vez pergunto: Quem foi Pierre Kolmann? Nada mais nada menos do que o grande pianista BRITINHO (nascido João Adelino Leal Brito, em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 05 de maio de 1917), responsável por uma extensa obra fonográfica durante as décadas de 30 e 60, com mais de 40 discos lançados.
Esse PARA DANÇAR foi o primeiro disco lançado por Britinho sob o pseudônimo Pierre Kolmann. Na época, o título do LP e até o seu conteúdo musical foram alvos de uma certa polêmica, já que existia uma semelhança em todos os sentidos musicais com Waldir Calmon e sua série de discos FEITO PARA DANÇAR, o próprio Waldir chegou a ser brevemente acusado de ser o pianista escondido por trás do pseudônimo Pierre Kolmann, mas depois de anos a verdadeira identidade de Kolmann foi revelada: BRITINHO.
Curiosidade: o que muitos não perceberam é que a música que fecha o disco é de autoria do próprio Britinho: Pensando em ti. Estava alí a verdadeira identidade do pianista Pierre Kolmann e ninguém percebeu.
Disco super agradável de se ouvir e que faz jus ao título, pois foi lançado com o intuito de fazer o ouvinte realmente dançar ao som de cada melodia apresentada aqui. Repertório formado básicamente por sucessos da época, este PARA DANÇAR não poderia ficar de fora do Blog Cultura Cabesound, mesmo que um ou outro desgaste nos sulcos tentasse impedir meu trabalho de remasterização. Mas o disco está aqui, como mais um presente para você, amante da boa música!!!
Dados do Disco:
Capa: Joselito
Foto: Mafra
Músicas
Lado 1:
01- Maracangalha (Dorival Caymmi)
02- Summertime in Venice (Icini – Sigman)
03- Que sera sera (J. Livingston – R. Evans)
04- Conceição (Dunga – Jair Amorim)
05- Inamorata (J. Broocks – H. Warren)
06- Anema e core (S D’Exposito – T. Manilio)
Lado 2:
01- Night and day (Cole Porter)
02- Canadian sunset (Eddie Hewoj)
03- Dolores (Hubert Giraud)
04- Domani (J. Minucci – T. Velona)
05- None but A lonely heart (P. Tschaikowsky)
06- Pensando em ti (Britinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário